quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CULTURA

O clássico é uma das formas de arte mais desenvolvidas da cultura indiana. A vasta área geográfica do subcontinente indiano possui uma grande diversidade de terras, climas, povos, culturas e línguas, o que se reflete em seus muitos estilos de dança, do clássico e do folclórico ao contemporâneo.

As formas clássicas possuem muitos pontos de união junto à dança folclórica. Em todo o subcontinente indiano, há uma grande variedade de bailes folclóricos: danças sociais que celebram ocasiões especiais como matrimônios, danças para mulheres e danças para homens. Os bailarinos dançam e cantam e o acompanhamento dos tambores é algo indispensável. Talvez as danças folclóricas mais conhecidas sejam as enérgicas e vigorosas bhangra do Punjab e o garba e o dandia ras (dança dos passos) de Gujarat.

No player abaixo uma amostra da bhangra .

 
Na Índia, há o Sistema de Castas, que é uma divisão social importante para a sociedade Hindu, mas não só apenas na Índia há esse sistema, mas no Nepal e em outros países e populações de religião Hindu. Embora geralmente seja identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi visto entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos.

  • os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma);
  • os kṣatrya (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma);
  • os vaiśya (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ;
  • os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.

Os Párias são conhecidos também como Dalits .

Os Dalits (categorizados como abaixo dos escravos), considerados intocáveis, até pelos escravos, para não serem "amaldiçoados".

0 comentários:

Postar um comentário